Transformar água imprópria ao uso em fonte para o consumo de centenas de famílias da zona rural de Mairi. Esta é a meta da implantação de 14 sistemas de dessalinização da água de poços artesianos do Programa Água Doce, um investimento de mais de R$ 300.000,00.

Integrado ao Água para Todos, o Programa Água Doce prevê a construção de 14 sistemas de dessalinização, ampliando a oferta de água potável para 400 família em Mairi.
Entre grandes investimentos e ações como essa, Mairi recebeu, de programas federais e estaduais 1.600 cisternas de polietileno  e 500 tecnologias de captação de água, nos últimos anos. Esses sistemas trazem, além de água para o consumo, renda para a população e proporciona qualidade de vida.

A água que é captada via poço artesiano é tubulada para uma central de tratamento, após o processo de dessalinização, a água é encaminhada por tubulações diretas para as caixas de armazenamento de água de cada família. A água chega pura e pronta para beber, uma grande conquista para o homem do campo.

"Podemos ver a alegria das pessoas ao poderem bebe a água da torneira, algo até então impensável. Estamos vivendo um tempo novo e vendo a concretização de um sonho antigo." São as palavras de Adelson, Vice-Presidente da Associação Comunitária de Barretos, . 

Na Bahia o programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que já diagnosticaram 215 dos 700 poços a serem visitados em mais de mil localidades.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Mairi


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem